quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crossovers (Ativos e Passivos)


Devido a vários fatores um só alto-falante não consegue reproduzir toda gama de frequência audível pelo ser humano, por isso para se ter um som de qualidade devemos usar vários alto-falantes específicos para cada faixa de frequência. Para não danificar o alto-falante e nem deixar passar frequências indesejáveis, aumentando o rendimento do alto-falante, usa-se os crossovers (Divisores de frequência) que bloqueiam as frequências indesejadas e deixam passar apenas a específica do alto-falante. Há dois tipos de crossovers, os passivos e os ativos. Os crossovers passivos são mais simpes que os ativos e não precisam de alimentação, feitos basicamente de capacitores e indutores, os crossovers passivos são instalados depois do módulo e por isso tem a desvantagem de diminuir um pouco a potência que vai para o alto falante. Existem três tipos de crossovers passivos, os Passa-Alta que deixam passar apenas as frequências altas, os Passa-Baixa que deixam passar apenas frequências baixas e os Passa-Banda que atenuam as frequências alta e baixa deixando passar somente um grupo das mesmas. Os crossovers ativos são instalados antes do módulo e precisam de alimentação para funcionar, trabalham com sinal de baixa intensidade, tem maior controle na atenuação e tem as frequências de corte controladas por regulagens individuais. Os crossovers ativos são os mais usados atualmente e são muito faceis de instalar e regular, deixando o som com muito mais qualidade.

Guilherme Bernieri

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alto-falante e Módulo

Antes de comprar um alto-falante você tem que prestar atenção em algumas coisas básicas, mas muito importantes que vão evitar transtornos e perda de dinheiro. Ao montar um som para o seu carro você deve comprar um subwoofer/woofer que "combine" com o módulo que você vai comprar. Para fazer isso, primeiro você tem que verificar a potência suportada do alto-falante (Watts RMS) e comparar com a potência fornecida do módulo que você vai comprar, segundo mas muito importante também, o seu alto-falante tem que obedecer a impedância mínima especificada pelo módulo. Não se deve ligar um alto-falante com impedância inferior a do módulo, pois isso pode estragar e queimar o módulo. Por exemplo, não se deve ligar um subwoofer com impedância de 2 ohms em um módulo com impedância mínima de 4 ohms, o ideal seria ligar um subwoofer de 4 ohms nesse módulo. Seguindo essas dicas você pode comprar tranquilamente seu alto falante e módulo sem medo de algum transtorno futuro.

Guilherme Bernieri

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bobina simples e bobina dupla


Os alto-falantes de bobina dupla NÃO tocam mais do que os de bobina simples, essa é uma dúvida que ja ouvi muito por ae. A única diferença entre os alto-falantes de bobina dupla e os de bobina simples é na utilização de dois enrolamentos de bobina (duas bobinas), o que possibilita diferentes modos de associação destas bobinas. Os alto-falantes de bobina dupla permitem mais possibilidades de associação entre os alto-falantes e o módulo, isso pode aumentar ou diminuir a impedância e por consequência aumenta ou diminui o ganho de potência do módulo. Abaixo alguns esquemas de ligação em paralelo e série em alto falantes de bobina dupla.

LIGAÇÃO EM PARALELO
LIGAÇÃO EM SÉRIE
Guilherme Bernieri

quinta-feira, 1 de abril de 2010

(DICA) Subdrive Direto Pioneer


Você gosta de som automotivo mas não tem dinheiro para instalar um módulo e um subwoofer? Vou explicar como usar a função Subdrive Direto do seu cd-player Pioneer (verifique no manual se o seu cd-player possui esta função). A função Subdrive Direto nada mais é do que usar os dois canais traseiros do seu cd-player como módulo para seu subwoofer (no máximo até 100 watts rms). Para usar essa função é muito simples, você deve ligar o subwoofer em BRIDGE nos dois canais traseiros do cd-player, fios verde e lilás. Se você não sabe fazer um ligação em BRIDGE, basta ligar o fio positivo do subwoofer no fio positivo do canal traseiro esquerdo do cd-player (fio verde) e ligar o fio negativo do subwoofer no fio negativo do canal traseiro direito do cd-player (fio lilás com preto). Pronto, agora você pode escutar um som agradavel com um grave bom dentro do seu carro sem gastar muito dinheiro com um módulo. Mas lembrando que isso é apenas uma dica se você não tiver dinheiro para comprar um módulo, o ideal é usar um módulo para tocar seu alto falante sem nenhuma preocupação.
Alguns modelos de cd-players Pioneer com a função Subdrive Direto: DEH-P7180UB, DEH-P9080BT, DEH-P8080BT, DEH-P5180UB, DEH-3050UB.

Guilherme Bernieri

Subwoofer ou Woofer?


Muita gente tem dúvida em qual usar, mas tudo depedende de qual finalidade você pretende usar o alto falante. Subwoofer é um tipo de alto falante usado para reproduzir frequências baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 45Hz. O subwoofer é recomendado usar se você quer um som para escutar dentro do carro, de porta-malas fechado, pois a finalidade do subwoofer é SPL (Sound Pressure Level), um grave que vibra mais, que tem mais pressão. O subwoofer perde muita potência quando o porta-malas esta aberto e o seu grave fica fraco, pois como é um grave com mais pressão sonora ele não consegue mandar longe as batidas em lugar aberto, isso devido a ele trabalhar com frequências muito baixas na qual você não escuta e sim sente o grave (SPL). Já o woofer é um alto-falante usado para reproduzir frequências graves e médios, de 40Hz a 1.500Hz. O woofer é recomendado usar se você quer um som para escutar fora do carro, de porta-malas aberto (Trio). O grave do woofer é pancadão, um grave que vai longe e alto. Dependendo da potência e qualidade do woofer ele é capaz de reproduzir algumas frequências sub-graves também.

Guilherme Bernieri