segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tamanho do alto-falante X Faixa de trabalho ideal

Como já citado anteriormente, devido a vários fatores um só alto-falante não consegue reproduzir toda gama de frequência audível pelo ser humano, por isso para se ter um som de qualidade devemos usar vários alto-falantes específicos para cada faixa de frequência. Segue a baixo uma lista dos tipos de alto-falantes com sua faixa de trabalho ideal:

Subwoofers de 15 - 16Hz até 60Hz
Subwoofers de 12 - 25Hz até 80Hz
Subwoofers de 10 - 30Hz até 100Hz
Subwoofers de 8 - 40Hz até 300Hz
Woofers de 15 - 40Hz até 400Hz
Woofers de 12 - 50Hz até 1000Hz
Woofers de 10 - 60Hz até 2000Hz
Woofers de 8 - 70Hz até 2500Hz
Midbass de 6x9 - 80Hz até 2500Hz
Midbass de 6 - 80Hz até 3500Hz
Midbass de 5 - 100Hz até 5000Hz
Midrange de 6 - 150Hz até 5000Hz
Midrange de 5 - 250Hz até 7000Hz
Midrange de 4 - 400Hz até 8000Hz
Midrange de 3 - 250Hz até 7000Hz
Driver (Corneta) - 700Hz até 10000Hz
Coaxial / Triaxial 6x9 - 75Hz até 20000Hz
Coaxial / Triaxial 5x7 - 85Hz até 20000Hz
Coaxial / Triaxial 4x6 - 100Hz até 20000Hz
Coaxial / Triaxial de 6 - 80Hz até 20000Hz
Coaxial / Triaxial de 5 - 100Hz até 20000Hz
Coaxial / Triaxial de 4 - 3500Hz até 20000Hz
Super Tweeter - 3500Hz até 20000Hz
Tweeter de 2,5 - 2500Hz até 20000Hz
Tweeter de 1 - 3500Hz até 20000Hz

Guilherme Bernieri



terça-feira, 17 de agosto de 2010

(DICA) Acionar módulo por relé

Essa dica é para a segurança de seu rádio, pois alguns módulos consomem uma amperagem muito alta do fio "remoto" do rádio, podendo ocasionar a queima do fio ou até do radio. Para evitar que isso aconteça uma dica simples e muito eficiente é ligar um relé pequeno entre o fio "remoto" do rádio e o módulo, desse jeito o remoto do rádio só vai acionar o relé que vai mandar os 12V para o módulo e assim acionar ele. Segue a baixo uma ilustração com o esquema de ligação.


Guilherme Bernieri

ATUALIZAÇÃO

Depois de muito tempo sem atualizar devido a falta de tempo, estamos voltando e com a promessa de não abandonar mais o blog.
O blog esta totalmente renovado e muitos posts novos virão, fique ligado e qualquer duvida ou sugestão entre em contato conosco pelo e-mail ou orkut.


Guilherme Bernieri


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Crossovers (Ativos e Passivos)


Devido a vários fatores um só alto-falante não consegue reproduzir toda gama de frequência audível pelo ser humano, por isso para se ter um som de qualidade devemos usar vários alto-falantes específicos para cada faixa de frequência. Para não danificar o alto-falante e nem deixar passar frequências indesejáveis, aumentando o rendimento do alto-falante, usa-se os crossovers (Divisores de frequência) que bloqueiam as frequências indesejadas e deixam passar apenas a específica do alto-falante. Há dois tipos de crossovers, os passivos e os ativos. Os crossovers passivos são mais simpes que os ativos e não precisam de alimentação, feitos basicamente de capacitores e indutores, os crossovers passivos são instalados depois do módulo e por isso tem a desvantagem de diminuir um pouco a potência que vai para o alto falante. Existem três tipos de crossovers passivos, os Passa-Alta que deixam passar apenas as frequências altas, os Passa-Baixa que deixam passar apenas frequências baixas e os Passa-Banda que atenuam as frequências alta e baixa deixando passar somente um grupo das mesmas. Os crossovers ativos são instalados antes do módulo e precisam de alimentação para funcionar, trabalham com sinal de baixa intensidade, tem maior controle na atenuação e tem as frequências de corte controladas por regulagens individuais. Os crossovers ativos são os mais usados atualmente e são muito faceis de instalar e regular, deixando o som com muito mais qualidade.

Guilherme Bernieri

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alto-falante e Módulo

Antes de comprar um alto-falante você tem que prestar atenção em algumas coisas básicas, mas muito importantes que vão evitar transtornos e perda de dinheiro. Ao montar um som para o seu carro você deve comprar um subwoofer/woofer que "combine" com o módulo que você vai comprar. Para fazer isso, primeiro você tem que verificar a potência suportada do alto-falante (Watts RMS) e comparar com a potência fornecida do módulo que você vai comprar, segundo mas muito importante também, o seu alto-falante tem que obedecer a impedância mínima especificada pelo módulo. Não se deve ligar um alto-falante com impedância inferior a do módulo, pois isso pode estragar e queimar o módulo. Por exemplo, não se deve ligar um subwoofer com impedância de 2 ohms em um módulo com impedância mínima de 4 ohms, o ideal seria ligar um subwoofer de 4 ohms nesse módulo. Seguindo essas dicas você pode comprar tranquilamente seu alto falante e módulo sem medo de algum transtorno futuro.

Guilherme Bernieri

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bobina simples e bobina dupla


Os alto-falantes de bobina dupla NÃO tocam mais do que os de bobina simples, essa é uma dúvida que ja ouvi muito por ae. A única diferença entre os alto-falantes de bobina dupla e os de bobina simples é na utilização de dois enrolamentos de bobina (duas bobinas), o que possibilita diferentes modos de associação destas bobinas. Os alto-falantes de bobina dupla permitem mais possibilidades de associação entre os alto-falantes e o módulo, isso pode aumentar ou diminuir a impedância e por consequência aumenta ou diminui o ganho de potência do módulo. Abaixo alguns esquemas de ligação em paralelo e série em alto falantes de bobina dupla.

LIGAÇÃO EM PARALELO
LIGAÇÃO EM SÉRIE
Guilherme Bernieri

quinta-feira, 1 de abril de 2010

(DICA) Subdrive Direto Pioneer


Você gosta de som automotivo mas não tem dinheiro para instalar um módulo e um subwoofer? Vou explicar como usar a função Subdrive Direto do seu cd-player Pioneer (verifique no manual se o seu cd-player possui esta função). A função Subdrive Direto nada mais é do que usar os dois canais traseiros do seu cd-player como módulo para seu subwoofer (no máximo até 100 watts rms). Para usar essa função é muito simples, você deve ligar o subwoofer em BRIDGE nos dois canais traseiros do cd-player, fios verde e lilás. Se você não sabe fazer um ligação em BRIDGE, basta ligar o fio positivo do subwoofer no fio positivo do canal traseiro esquerdo do cd-player (fio verde) e ligar o fio negativo do subwoofer no fio negativo do canal traseiro direito do cd-player (fio lilás com preto). Pronto, agora você pode escutar um som agradavel com um grave bom dentro do seu carro sem gastar muito dinheiro com um módulo. Mas lembrando que isso é apenas uma dica se você não tiver dinheiro para comprar um módulo, o ideal é usar um módulo para tocar seu alto falante sem nenhuma preocupação.
Alguns modelos de cd-players Pioneer com a função Subdrive Direto: DEH-P7180UB, DEH-P9080BT, DEH-P8080BT, DEH-P5180UB, DEH-3050UB.

Guilherme Bernieri

Subwoofer ou Woofer?


Muita gente tem dúvida em qual usar, mas tudo depedende de qual finalidade você pretende usar o alto falante. Subwoofer é um tipo de alto falante usado para reproduzir frequências baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo de 45Hz. O subwoofer é recomendado usar se você quer um som para escutar dentro do carro, de porta-malas fechado, pois a finalidade do subwoofer é SPL (Sound Pressure Level), um grave que vibra mais, que tem mais pressão. O subwoofer perde muita potência quando o porta-malas esta aberto e o seu grave fica fraco, pois como é um grave com mais pressão sonora ele não consegue mandar longe as batidas em lugar aberto, isso devido a ele trabalhar com frequências muito baixas na qual você não escuta e sim sente o grave (SPL). Já o woofer é um alto-falante usado para reproduzir frequências graves e médios, de 40Hz a 1.500Hz. O woofer é recomendado usar se você quer um som para escutar fora do carro, de porta-malas aberto (Trio). O grave do woofer é pancadão, um grave que vai longe e alto. Dependendo da potência e qualidade do woofer ele é capaz de reproduzir algumas frequências sub-graves também.

Guilherme Bernieri

quarta-feira, 31 de março de 2010

Propaganda enganosa!!!


No primeiro post do blog vou começar falando e alertando sobre as falsas potências de módulos (PMPO) que enganam muitas pessoas na hora da compra por não entenderem sobre som automotivo. Quem for comprar um módulo para instalar no som do seu carro deve ter muito cuidado na hora de escolher o seu amplificador, pois muitas vezes os fabricantes tentam "enganar" o comprador colocando potências altas no rótulo do módulo, a chamada potência PMPO, que é uma invenção dos fabricantes e não tem nenhum tipo de controle sobre esses valores, quando muitas vezes a potência real (RMS) é muito menor que o valor descrito no rótulo do módulo. Isso acontece no caso do módulo B Buster 1600GL (foto acima) que como no próprio nome diz que é 1600 watts, mas na verdade ele tem 4 canais de 100 watts RMS (potência real) e somando os 4 canais o valor é 400 watts RMS, muito longe dos 1600 watts descritos no rótulo do módulo. Por isso se você esta pensando em montar um som para o seu carro procure sempre a orientação de um instalador de som automotivo profissional ou se informe bem antes de comprar qualquer coisa para nao ter perigo de você cair em uma propagando enganosa.

Guilherme Bernieri

***BB Auto Som***

SOM AUTOMOTIVO DE QUALIDADE

*Instalação de rádios
*Instalação de módulos
*Instalação de alto falantes
*Instalação Crossovers
*Instalação e fabricação de caixas acústicas
*Projetos personalizados
*Vendas
*Regulagem e reparos em geral

E-mail: bbautosom@hotmail.com



São Leopoldo - RS